Seja bem-vindo
Juazeiro do Norte,29/04/2024

  • A +
  • A -

Embaixador de Israel afirma que espera 'condenação' do Brasil a ataque do Irã e se diz 'desapontado' com posição do Itamaraty

g1.globo.com
Embaixador de Israel afirma que espera 'condenação' do Brasil a ataque do Irã e se diz 'desapontado' com posição do Itamaraty

Em entrevista à GloboNews, Daniel Zonshine comentou nota do governo brasileiro, que disse acompanhar situação 'com grave preocupação', mas não condenou ataque. No sábado (13), Irã lançou mais de 300 artefatos contra Israel. Embaixador de Israel diz estar desapontado com a falta de condenação do Brasil ao ataque do Irã
O embaixador de Israel no Brasil, Daniel Zonshine, disse neste domingo (14) que espera uma condenação do governo brasileiro ao ataque feito pelo Irã contra o país. Em entrevista à GloboNews, ele também se disse "desapontado" com a posição do Palácio do Itamaraty sobre a situação.
No sábado (13), o governo brasileiro emitiu uma nota sobre o conflito e disse que acompanha os fatos "com grave preocupação", e "apela a todas as partes envolvidas que exerçam máxima contenção e conclama a comunidade internacional a mobilizar esforços no sentido de evitar uma escalada".
"Não é a primeira vez que Irã está envolvido em ações contra Israel. Primeira vez que está fazendo isso de uma maneira direta, do território dela para o território israelense", disse.
"Então, a expectativa é pelo menos ouvir qualquer condenação para esta coisa, em que aumentou o nível do envolvimento do Irã neste conflito que Israel está envolvido aqui no Oriente Médio. Infelizmente, não ouvimos nenhuma condenação nesta mensagem do Itamaraty. Isso é uma coisa [que nos deixa] um pouco desapontado, a palavra do Itamaraty", continuou.
Manifestação brasileira
Na nota enviada após o ataque iraniano, o Itamaraty afirma que "desde o início do conflito em curso na Faixa de Gaza, o Governo brasileiro vem alertando sobre o potencial destrutivo do alastramento das hostilidades à Cisjordânia e para outros países, como Líbano, Síria, Iêmen e, agora, o Irã".
O texto também orienta os brasileiros que evitem viagens não essenciais à região, em particular a Israel, Palestina, Líbano, Síria, Jordânia, Iraque e Irã e que os nacionais que já estejam naqueles países sigam as orientações divulgadas nos sítios eletrônicos e mídias sociais das embaixadas brasileiras.
Neste domingo, a Força Aérea Brasileira (FAB) informou que "encontra-se preparada e pronta para atender a quaisquer demandas de resgate de brasileiros nas áreas de conflito".
Ataque do Irã
Israel: Irã lança ataque com dezenas de drones
No sábado (13), Israel foi alvo de um ataque inédito do Irã. Mais de 300 artefatos, incluindo drones e mísseis, foram lançados contra o país.
As Forças de Defesa de Israel afirmaram que conseguiram interceptar 99% dos artefatos lançados. Entretanto, a mídia iraniana disse que mísseis conseguiram furar a proteção israelense.
A agressão iraniana é uma resposta ao bombardeio de Israel à embaixada do país na Síria -- entenda a cronologia do caso.
Militares do Irã ameaçaram uma ofensiva ainda maior se Israel contra-atacar. O governo iraniano também disse que pode atingir bases dos Estados Unidos caso Washington apoie uma retaliação israelense.




Buscar

Alterar Local

Anuncie Aqui

Escolha abaixo onde deseja anunciar.

Efetue o Login

Recuperar Senha

Baixe o Nosso Aplicativo!

Tenha todas as novidades na palma da sua mão.